Projeto de Lei Complementar nº 49 de 2025

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Projeto de Lei Complementar

Ano

2025

Número

49

Data de Apresentação

08/05/2025

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

Escrita

Numeração

    Matéria Anexada

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Urgência

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Altera o gabarito das edificações na Rua Comandante Paulo Emílio, neste Município, e dá outras providências.

    Indexação

    Observação

    Trata-se de solicitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, em razão da expansão do Município de Miguel Pereira nas atividades econômicas, culturais e turísticas que deixou de ser apenas uma fase desenvolvida ao longo dos últimos oito anos para se tornar uma realidade definitiva - e da infraestrutura do Município. Ademais, a legislação precisa ser constantemente revisada, e preparada para que esta evolução não seja interrompida.

    Os diversos empreendimentos turísticos e estruturais efetivados ao longo dos últimos oito anos, visando tornar a cidade relevante como destino turístico, levaram o Município a ser conhecido nacional e internacionalmente, atraindo a atenção de muitas pessoas, entre elas algumas que desejam ter algo permanente ou até mesmo consolidar suas famílias na cidade.

    Neste contexto, temos indicativos que apontam para esta busca como a expansão do mercado imobiliário, do comércio de material de construção, do crescimento por demanda de mão de obra na construção civil, etc, demonstrando esta busca pela moradia fixa. Contudo, é preciso ir além, viabilizando empreendimentos que atendam uma demanda de alto nível em locais nobres que atendam pessoas com demandas mais elaboradas e refinadas para que se fixem em definitivo e participem desse desenvolvimento como parte integrante do Município, e não apenas explorando-o momentaneamente.

    Tendo como exemplo o sucesso do “Colline de France”, a área no entorno do Lago de Javari apresenta os aspectos logísticos e paisagísticos que atraem empreendimentos de alto padrão e, para que estes sejam viabilizados, é preciso que o gabarito das edificações naquela área seja revisto, buscando atender aos empreendimentos residências que trarão, além das oportunidades comerciais durante seu desenvolvimento, moradia de alto padrão visando uma demanda que vem crescendo rapidamente.

    Para isso, é preciso que o gabarito das edificações naquela área seja revisto, viabilizando empreendimentos de maior porte, visando atendimento de empreendimentos residenciais que trarão, além das oportunidades durante seu desenvolvimento, moradia de alto padrão para atendimento de demanda que vem surgindo exponencialmente.
    Data Votação: 8 de Maio de 2025
    8 de Maio de 2025