Projeto de Lei Complementar nº 61 de 2024

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Projeto de Lei Complementar

Ano

2024

Número

61

Data de Apresentação

08/04/2024

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

Escrita

Numeração

    Matéria Anexada

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Urgência

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Dispõe sobre alterações na Lei Complementar n.º 398, de 05 de dezembro de 2023, que instituiu o estatuto da Guarda Civil Municipal de Miguel Pereira, e dá outras providências.

    Indexação

    Observação

    A necessidade de correção de erros materiais e a reestruturação do Teste de Aptidão Física (TAF) para a Guarda Civil Municipal de Miguel Pereira decorre da constante busca pela melhoria e eficiência dos processos internos da corporação. A Lei Complementar n.º 398, de 05 de dezembro de 2023, que instituiu o Estatuto da Guarda Civil Municipal, após sua implementação, revelou algumas imprecisões e lacunas que necessitam de ajustes para garantir a clareza legal e a operacionalidade efetiva das normas. Especificamente, os erros materiais identificados comprometem a interpretação e aplicação do Estatuto, impactando diretamente a gestão dos recursos humanos e a organização interna da Guarda.

    Além disso, a reestruturação do Teste de Aptidão Física visa adequar os critérios de avaliação à realidade das funções desempenhadas pelos membros da Guarda Civil Municipal, assegurando que os padrões de condicionamento físico estejam alinhados com as demandas operacionais e os desafios enfrentados no exercício de suas atividades. Tal medida busca promover um processo de progressão na carreira mais justo, transparente e motivador, contribuindo para a valorização profissional e aprimoramento contínuo dos servidores.

    Portanto, as alterações propostas nesta Lei Complementar visam sanar os erros e aprimorar os procedimentos, alinhando o Estatuto às necessidades atuais da Guarda Civil Municipal de Miguel Pereira, fortalecendo a instituição e garantindo uma atuação mais eficiente e eficaz na proteção da comunidade
    Data Votação: 29 de Abril de 2024
    2 de Maio de 2024