Mensagem nº 64 de 2021

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Mensagem

Ano

2021

Número

64

Data de Apresentação

11/05/2021

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Urgência

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Encaminha Projeto de Lei Ordinária que Dispõe sobre a instituição do Programa Municipal de Renda Básica de Cidadania no Município de Miguel Pereira e dá outras providências.

    Indexação

    Observação

    Encaminhamos a esta Casa de Lei o Projeto de Lei que dispõe sobre a instituição do Programa Municipal de Renda Básica de Cidadania em nosso Município, que tem como principal objetivo promover a dignidade humana e a igualdade social, especialmente às famílias que vivem em vulnerabilidade social, situação esta que foi agravada com a crise gerada pela pandemia da Covid-19.

    A criação do Programa Municipal de Renda Básica é atualmente a maneira mais viável de alcançar a justiça social através da distribuição de renda, amenizando as consequências da crise econômica e social que vive nosso país.

    A renda básica não deve ser vista como um estímulo para a acomodação das pessoas, pelo contrário, deve ser um fator de segurança para que a população possa sobreviver, buscar alternativas, empreender e até mesmo, sentir-se acolhida pelo Município. É também um conforto para aquelas pessoas que passam por grandes dificuldades e precisam de auxílio e vale lembrar, todo o recurso investido volta para os cofres públicos com ainda mais força para promover a manutenção dessas e de outras políticas públicas para a população.

    Desta forma, é notória a importância do projeto para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, mas também para a própria economia, uma vez que o dinheiro circula mais e abastece, inclusive, as pequenas empresas que buscam a sobrevivência em tempos tão difíceis.

    Diante do exposto e da necessidade de darmos dignidade e renda aos moradores do Município de Miguel Pereira, criando um mecanismo de proteção social, propomos o presente, certo que os nobres parlamentares aprovem o Projeto de Lei.